11/05/2018
A comunicação é essencial para quem busca fazer bons negócios ou empreender. Ela é fundamental para quem quer estabelecer um bom relacionamento com o mercado, seja ele qual for.
Você já parou para pensar que o e-mail para um cliente, a campanha de e-mail marketing focada em um determinado público, o caso de sucesso apresentado aos potenciais clientes, a newsletter interna e as apresentações para o board da companhia – para ficar nos exemplos mais cotidianos – podem ser cruciais para a evolução do seu relacionamento com o chefe, o novo cliente, seu funcionário ou seu par na empresa?
Pois é, a comunicação, independentemente de sua forma, meio ou proposta, precisa ser eficiente.
Uma boa dica é ter sempre em mente a lista dos 7Cs da comunicação. Aplicá-los em sua comunicação aumenta exponencialmente as chances da mensagem chegar ao seu público da maneira como você gostaria.
Os 7Cs sugerem uma comunicação:
Clara - Você precisa saber qual o objetivo da sua mensagem. Evite misturar ideias.
Concisa - A mensagem deve ser breve e direta.
Concreta - O uso de casos reais para ilustrar a mensagem pode funcionar bem. Evite o excesso de detalhes.
Correta - Gramática, ortografia e a linguagem certa para o público certo são cruciais.
Coerente - A mensagem precisa ser lógica, com pontos de detalhamento relevantes e relacionados ao tema central.
Completa - Uma mensagem completa traz tudo o que o público precisa saber sobre o assunto – de novo, detalhes em excesso podem surtir o efeito contrário. Em caso de call-to-action, as informações para que o público tome ações também são imprescindíveis.
Cortês - Mensagem amigável, aberta, transparente.
Ainda que pareça simples, colocar os 7Cs em prática algumas vezes é complicado para quem precisa manter o foco em questões mais centrais para o seu negócio. Nesses casos, contar com um parceiro especializado em comunicação pode ser uma excelente saída.
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