22/01/2020
Muitas empresas – especialmente as menores – ainda acreditam que comunicação interna (CI) é perfumaria. Ao contrário disso, no entanto, estudos mostram que uma estratégia eficiente de CI pode impactar positivamente a produtividade, colaboração e engajamento no ambiente de trabalho.
Independentemente se você está à frente de uma pequena ou de uma grande organização, a comunicação interna tem impacto direto no sucesso do seu negócio. A forma como você comunica objetivos, conquistas, metas e notícias do setor, entre outras informações, pode aumentar – ou derrubar – a produtividade, o espírito de equipe, a experiência do colaborador e o engajamento dele com a empresa.
Para dar uma ideia, uma recente pesquisa conduzida pela IBM aponta que 44% dos entrevistados sentem que seus gestores não lhes oferecem informação clara sobre a visão da companhia. Além disso, 72% não possuem um entendimento completo da estratégia da empresa.
Uma outra pesquisa, esta da Harvard Business Review, mostra que essa comunicação precária traz prejuízos financeiros para um negócio. Segundo a análise, os trabalhadores gastam, em média, 12% das horas úteis de trabalho com ineficiência que poderia ser evitada. Por exemplo, procurando informações que deveriam ser facilmente acessadas. Outro dado apontado pela Harvard Business Review é que as empresas desperdiçam 35% dos salários de colaboradores que não se sentem parte do negócio. E mais: as empresas em que funcionários não estão engajados têm uma taxa de turnover de 34%.
Todos esses prejuízos – financeiros, de produtividade e de imagem – podem ser facilmente solucionados com boas práticas de CI. Como comentei no meu post da semana passada, implementar processos e ferramentas de CI não custa muito e impacta diretamente a produtividade da sua empresa.
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