blog

51% das empresas apostam em comunicação interna para evitar fake news corporativa

06/09/2019



Sua empresa deveria pensar em meios eficientes de se comunicar com seus colaboradores. Primeiro porque o engajamento com eles impacta positiva e diretamente o desempenho de suas operações. Depois, porque a concorrência já está fazendo isso. Pelo menos foi o que mostrou uma recente pesquisa realizada pela SocialChorus, plataforma global de comunicações com funcionários.

Segundo a análise, o engajamento e o alinhamento com colaboradores vem ganhando cada vez mais importância nas organizações. Como consequência, a comunicação interna se torna cada dia mais crucial para as empresas, com 75% dos entrevistados afirmando que estão investindo mais em engajamento de empregados do que há dois anos. De acordo com o relatório da SocialChorus, os colaboradores precisam de comunicações abrangentes e consistentes para se sentirem parte necessária na estratégia das companhias, bem como para construírem confiança e vestirem a camisa da instituição.

Justamente por isso, não é de surpreender que as organizações estejam investindo em comunicação interna mais do que nunca. E, à medida que evolui a atenção dada pelas empresas ao relacionamento e engajamento de colaboradores, o papel do comunicador também ganha importância nunca antes vista.

Um basta às fake news
Diante do clima sociopolítico atual, a forma como um funcionário se sente em relação à sua organização pode mudar de um minuto para o outro. Hoje, qualquer pessoa dentro de uma companhia consegue espalhar informação – verdadeira ou falsa – através de redes sociais ou plataformas de colaboração. A notícia corre desenfreadamente e dificulta a comunicação sucinta e transparente da empresa com os colaboradores.

De fato, a pesquisa aponta que 51% dos comunicadores e lideranças nas empresas consideram a prevenção de fake news e rumores a principal preocupação quando o assunto é a comunicação com funcionários.

Atualmente, disseminar informações de RH, lembretes sobre feriados e treinamentos de compliance já não basta. Mais da metade (53%) dos entrevistados disseram que os CEOs, executivos e diretores esperam que suas equipes de comunicação atualizem colaboradores sobre mudanças estratégicas e organizacionais. Outros temas de preocupação incluem:

 

  • Assegurar que as boas notícias sobre a organização cheguem aos colaboradores, com 41% citando este item;
  • Garantir que funcionários remotos recebam as mesmas informações que aqueles alocados na empresa (34%);
  • Capacidade de se comunicar rápida e eficientemente com os stakeholders em caso de crises (33%).

Em outro post escrito recentemente, falamos aqui no blog sobre como as empresas se comunicam com colaboradores remotos.  E aqui você confere a íntegra da pesquisa divulgada pela SocialChorus.

Ultimas Notícias

- Comunicação interna impacta diretamente a produtividade da sua empresa
- 2020: comunicação interna é prioridade para empresas, segundo o Gartner
- Renovação de contratos: dá pra ser menos desgastante
- Home office, pero no mucho
- E-mail ainda é excelente ferramenta de comunicação
- 51% das empresas apostam em comunicação interna para evitar fake news corporativa


Arquivo Blog


Copyright © F2 Conteúdo - Desevolvido por MPSoft Política de Privacidade e Termos de Uso