blog

Como sua empresa se comunica com funcionários remotos?

01/08/2019



Como a sua empresa se comunica com os profissionais remotos? Você sabia que o relacionamento com esses colaboradores – ou a falta dele – tem sido uma das maiores barreiras para uma comunicação interna eficiente? Isso foi o que revelou a pesquisa "Remotely interested?", conduzida em parceria pela SocialOptic e pela Redefining Communications. O levantamento ouviu mais de 300 trabalhadores remotos de seis grandes empresas no Reino Unido – por funcionário remoto entende-se não só aqueles em home office, mas também os profissionais que desempenham seu trabalho longe de uma mesa com computador, como motorista de ônibus, enfermeiros, atendentes em lanchonetes, entre outros.

Segundo a análise, 63% dos funcionários remotos acreditam contar com toda a informação necessária para fazer o seu trabalho. Além disso, aponta que 36% deles consideram seus gerentes uma fonte de informações precisas, sendo esta a mais utilizada, e 27% têm muito pouca informação sobre a organização para a qual trabalham. O estudo revela que, mesmo em épocas de sobrecarga de informações, apenas 3% dizem ter muita informação sobre suas organizações, departamentos ou indústria.

Mas, então, como alcançar esse público? Como levar as informações sobre a empresa até eles, fazendo com que se sintam parte do time?

Acredite se quiser, mas em tempos de comunicação digital, 24% dos entrevistados ainda veem as revistas impressas como os canais mais interessantes quando o assunto é a comunicação "non-face-to-face", ou aquela que não é feita pessoalmente. Estas são uma das principais fontes consultadas pelos profissionais em busca de informação sobre a indústria. Além das revistas impressas, os quadros de avisos aparecem como o segundo canal mais útil para aqueles em busca de notícias da empresa. As TVs e mensagens de texto foram consideradas os canais menos interessantes.

Os especialistas em comunicação interna responsáveis pelo estudo alertam para que não se subestime a importância dos canais externos para os colaboradores. A pesquisa indica que o website da companhia e os seus canais de mídias sociais são fontes-chave de informação. Por isso, é fundamental garantir o alinhamento entre comunicação interna e externa. Também é essencial que a informação seja compartilhada simultaneamente com os profissionais dentro e fora da empresa. Esse contexto deve ser parte de toda estratégia de comunicação.

Se há uma coisa que as empresas precisam mudar quando o assunto é comunicação interna, é focar nas pessoas e no negócio, ao invés de ficar escolhendo o mix de canais. "Gasta-se muito tempo focando em canais e a importância de um mix integrado. Isso ainda é importante, mas ter uma infinidade de canais e investimentos em mídia digital ou impressa desvia o foco daquilo que é realmente relevante. O negócio tem a ver com pessoas e relacionamentos", diz o estudo.

Finalmente, o levantamento aponta os funcionários remotos como um dos grandes obstáculos à comunicação interna. Mas os autores afirmam que não precisa ser assim. A alocação de recursos precisa ser customizada e o foco deve estar em entender, com base em dados, os padrões de trabalho e o estilo de comunicação da sua força de trabalho. Isso permitirá que as ações de comunicação da sua empresa sejam muito mais eficientes e tenham muito mais impacto, com os mesmos ou menos recursos.

Antes de sair atirando para todos os lados, converse com quem pode ajudá-lo a entender a melhor forma de acertar o alvo. Empresas como a F2 Conteúdo sabem como otimizar os seus investimentos em comunicação interna.

Ultimas Notícias

- Comunicação interna impacta diretamente a produtividade da sua empresa
- 2020: comunicação interna é prioridade para empresas, segundo o Gartner
- Renovação de contratos: dá pra ser menos desgastante
- Home office, pero no mucho
- E-mail ainda é excelente ferramenta de comunicação
- 51% das empresas apostam em comunicação interna para evitar fake news corporativa


Arquivo Blog


Copyright © F2 Conteúdo - Desevolvido por MPSoft Política de Privacidade e Termos de Uso